3 Produtos da cozinha que hidratam os cabelos

Em 01.02.2017   Arquivado em Cabelo

 

Se tem uma coisa que gosto de fazer em meu cabelo é hidratação caseira. Gosto pois é uma opção barata e sei que elas só fazem bem aos nossos fios e se fizerem mal, a gente come haha .

A cozinha possui vários e vários produtinhos que são ótimos para os nossos cabelos, tem ovo, leite, amido de milho, linhaça, limão, vixe são tantos produtos que irei fazer muitas postagens falando sobre isso aqui e sempre indicando 3 (pois gosto dessa numeração) ingredientes. Aposto que você vai gostar e eu gostaria muito que você participasse indicando receitas caseiras que eu talvez não conheça ou que você ame muito.

Agora vem ver os cujos:

Azeite de Oliva extra virgem

Sabe esse azeite que a gente costuma colocar na salada? Ele é usado também como forma de hidratar e nutrir os cabelos desde os tempos antigos. O azeite de oliva é um óleo extraído da azeitona, ele é rico em vitamina E e vitamina K, possui efeito antioxidante e é um ótimo umectante. Além disso, ele possui efeito anti-inflamatório, por isso que antigamente era costume usar o azeite em machucados. Ele tem o poder de deixar os cabelos macios, brilhosos e nutridos. Já perdi as contas de quantas vezes fiz umectação (já falei sobre umectação aqui no blog) com ele e não me arrependo nada, amo forte! Ele pode ser encontrado em qualquer super mercado. Infelizmente, os preços não são tão acessíveis assim, mas variam de marca e tamanho.

Opção de uso:

  • Pode usá-lo sozinho como uma umectação (deixar agir por umas duas horas, ou se preferir dormir com ele na cabeça e tirar no dia seguinte. Quando realizar esse procedimento o cabelo precisa está sujo).
  • Misturar na hidratação/nutrição que preferir, só adicionar duas colheres, se seu cabelo for tamanho médio.

Leite de coco

Se o óleo de coco já é maravilhoso para o nosso cabelo, imagina o leite que possui mais vitaminas, nutrientes e gorduras saturadas que ajudam a nutrir nossos fios e fortalece-los. Ele é ótimo para tratar o ressecamento do cabelo e possui ácido láurico, esse ácido combate os fungos, infecções e bactérias. Ele é bem barato e é possível encontrá-lo em qualquer super mercado. Tanto o industrializado quanto o caseiro pode ser usado nos fios e ambos fazem bem.

Mas se quiser fazer o seu leite de coco é bem fácil:

  • Abra o coco.
  • Retire a polpa e corte em pedaços.
  • Misture no liquidificador com 700ml de água fervente.
  • Coe o liquido em uma peneira fina ou pano de algodão.

Opção de uso:

  • 3 colheres de leite de coco. 3 colheres de hidratação da sua preferência. 1 colher de chocolate em pó ou cacau em pó. Misture todos os ingredientes e aplique no cabelo. Deixe agir por 30 minutos, condicione e finalize da forma que preferir.

Vinagre

O vinagre ajuda a equilibrar o pH dos fios.

Mas Raffa, o que é isso? pH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico é uma escala que indica a acidez e alcalinidade de um meio qualquer.

As soluções que tem pH abaixo de 7, são denominadas ácidas.

Igual a 7, são denominadas neutras

Acima de 7, são alcalinas.

Em nosso cabelo, quanto mais o produto for alcalino (maior que 7) mais ele abrirá as cutículas dos fios, tornando-os opacos, fracos e sem vida. Tinturas, descoloração, alisamentos, relaxamentos são exemplos de produtos alcalinos.

Quando isso acontece, é recomendável usar um produto oxidante e ácido, pois eles neutralizam os efeitos destrutivos causados pelos produtos alcalinos. E é aí que o vinagre entra. Como o ph dele é baixo (ácido) 2.5/3,5 é perfeito para equilibrar com o do cabelo que varia entre 4,5 e 5,5 e selar as cutículas, tornando os fios mais saudáveis.

Quem faz uso de tinturas (eu), alisamentos, relaxamentos ou qualquer outro procedimento químico no cabelo é recomendável usar somente produtos com o pH ácido, assim mantendo eles saudáveis.

Fique sempre atenta(o) as informações nas embalagens sobre o pH, muitas empresas já colocam essa informação no produto.

Opção de uso:

  • Misturar duas colheres de vinagre (a maioria recomenda usar o de maçã por possuir mais nutrientes do que os outros, porém eu já usei o de álcool e deu tudo certo) em um copo d’água. Jogar a mistura no cabelo após lavar com shampoo e passar o condicionador. Você pode deixar secar naturalmente só com o vinagre ou finalizar como de costume depois.

 

 

Por hoje foram somente esse três produtos. Mas não se engane que a cozinha possui ingredientes maravilhosos para os nossos fios. Aliás se você já souber de outros comenta aí.

 

 

Deixe seu amor aqui!

pessoas amando.